terça-feira, 26 de janeiro de 2016

DA SÉRIE... MULHERES DA BÍBLIA (Mulheres de Samaria - vacas de Basã)

(Amós 4:1)
Essas são as mulheres de Samaria, que Amós as chamou de vacas de Basã.
Elas eram preguiçosas, egocêntricas, mandavam em seus maridos.
Nesse texto Amós fala do quanto essas mulheres não se importavam em retirar o pouco que os podres tinham, para enriquecer mais e mais. Amós não está criticando por elas serem ricas, e que mal há em ser rico. O problema era o quanto elas só pensavam nelas, o quanto que queriam sempre ter vantagem em tudo.
Essas mulheres não estavam a gradando em nada a Deus. E quantas vezes nos pegamos mandando em nosso marido, passando por cima dele; ou querendo tirar vantagem em tudo, até em ajudar alguém, espalhando para todos sua boa ação.
A mulher virtuosa abre a mão ao necessitado, e seu marido é estimado entre os juizes.
Essas mulheres de Samaria, estavam fazendo tudo errado.
Que possamos nos espelhar mais na mulher de Provérbios 31. Aquela sim é um bom exemplo a ser seguido!!




DA SÉRIE... MULHERES DA BÍBLIA (Gômer)

(Oséias 1:2)
A história de hoje fala do belo retrato do amor de Deus para conosco.
O povo de Israel estava adorando a outros deus, deixaram de ser fies para com Deus, estavam sendo tolos.
Na Bíblia Jesus nos cona varias parábolas, que eram histórias para ilustrar um ensinamento. Mas aqui, Oséias será a própria historia de ensinamento vivida. Ele se casou com Gômer, uma prostituta, uma mulher que não temia a Deus.
Mas, através desse casamento, Deus estava querendo mostrar ao seu povo o que ele estava sentindo. Oséias tratou Gômer com amor e ela o tratou com indiferença. era assim que que estava acontecendo com o povo. Deus amava aquele povo e eles retribuíam com desprezo e indiferença.
Deus nos ama mais do que podemos imaginar. A prova desse amor, foi ter entregue seu único Filho a nosso favor.
Pecamos, em alguns momento deixamos Deus de lado, tiramos Ele do centro de nossas vidas. Mas Ele continua a nos amar. E espera que voltemos arrependidas e quebrantadas aos seus braços.




DA SÉRIE... MULHERES DA BIBLIA (A educação de Daniel e seus amigos)

"Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei." (Daniel 1:8)
Que exemplo de boa educação Daniel e seus amigos receberam. Eles foram instruídos por seus pais a fazerem boas escolhas. Na Bíblia não se fala o nome da mãe, nem do pai de Daniel, mas fala desse grande exemplo para nós.
Então, foi isso que Daniel e seus amigos fizeram, escolheram não se contaminar com as finas iguarias do rei.
O mais interessante dessa historia, foi que Daniel seus amigos escolheram OBEDECER.
Vivemos num mundo onde nós somos bombardeadas o tempo inteiro. A pressão que a sociedade faz, que o governo faz, que a mídia faz.
Precisamos está sempre nos alimentando da Palavra, para estarmos firmes. E tomarmos a melhor decisão, que é sempre OBEDECER A DEUS, em toda e em qualquer situação.
Para as mães, como é difícil ensinar bons princípios a nossos filhos. Que possamos ser mães sábias, instruindo nossos filhos a fazerem boas escolhas. Que eles possam crescer, tendo em mente que a decisão mais importante a tomar em alguma situação é OBEDECER A DEUS.




DA SÉRIE... MULHERES DA BÍBLIA (Esposa de Ezequiel)

"Filho do homem, eis que, as súbitas, tirarei a delicia dos teus olhos, mas não lamentarás, nem chorarás, nem te correrão as lagrimas."
(Ezequiel 24:16)
Essa é a esposa de Ezequiel, a delicia dos outros desse homem. Sua esposa era seu tesouro, no versículo 25 do capitulo 24 diz que ela era seu orgulho.
Fico imaginando como era essa mulher, e lembro logo da mulher de Provérbios. A esposa de Ezequiel deve ter muitas das características da mulher virtuosa.
A esposa de Ezequiel
morreu no mesmo período que o templo em Jerusalém foi incendiado. Ezequiel precisava ser forte para enfrentar as duas situações, a perda de sua esposa e a crise que o povo estava vivendo por causa do incêndio do templo.
Será que nosso marido pode falar que somos a delicia dos olhos deles?
Será que somos a esposa que nosso marido pode se orgulhar?
E diante dos problemas e dificuldades, será que estamos descansando no Senhor, assim como Ezequiel fez?
Que possamos aprender e crescer um pouquinho mais todos os dias.




DA SÉRIE... MULHERES DA BÍBLIA (Cânticos de Salomão)

Uma canção de amor. Salomão, o homem mais sábio que já existiu tem muita coisa a nos ensinar sobre relacionamento.
Peço que leiam o livro de Cânticos (ou Cantares, dependendo da versão da sua biblia), e imaginem cada cena descrita ali.
Primeiro o jovem casal do texto ainda estão se conhecendo e paquerando, e que conselho maravilhoso está escrito ali. "Não despertes o amor, até que ele o queira".
Como é uma cena feia de se ver, uma moça correndo atras de uma rapaz, querendo chamar a atenção dele por causa de suas curvas.
Lendo o restante do texto, vemos a beleza que é sexo dentro do casamento. E que quando acontece fora do casamento, traz consequências e cicatrizes por toda uma vida. Que otima lição tem esse texto para as jovens e para as mães aconselharem filhas e filhos.
Observe o restante do livro de Cânticos, quando diz, "Eu sou do meu amado, e ele é meu". E foram esses os otos que você e seu esposo fizeram no altar, e então se tornaram uma só carne.
A frase EU AMO VOCÊ, tem perdido seu devido valor e essência.
O autor do texto fala que o amor é forte como a morte. Então, que grande peso tem a frase EU AMO VOCÊ. Essa frase nos faz mudar planos, nos deixa sem palavras, nos consola.




DA SÉRIE... MULHERES DA BÍBLIA (Mãe do rei Lemuel - Provérbios 31)

(Provérbios 31: 10-31)
Esses são os conselhos da mãe do rei Lemuel, ela descreveu características da esposa ideal para seu filho. Será que ela estava falando de si mesma? Para que seu filho se espelhasse no exemplo dela? Não sei. O que sei é que temos muito a aprender com essa mulher de Provérbios.
Ela é uma mulher digna da confiança de meu marido, ela honra os votos que fez a ele no dia do casamento deles. Ela é criativa, boa dona de casa, boa mãe e uma excelente esposa. Ela cuida das finanças da casa para que nunca falte nada, mas também contribui financeiramente para o aumento da renda da família. Ela administra muito bem o seu tempo, pois sabe que o dia tem apenas 24 horas, e sendo assim, usa com sabedoria para não desperdiçar seu dia com coisas fúteis. Ainda estende a mão para quem precisa.
Essa mulher não deixa seu marido insatisfeito, pois a noite ela ainda está disposta. Ela e todos da sua casa se vestem bem, pois ela se preocupa com isso também.
Quantas virtudes essa mulher tem. Mas pensando em todas as qualidades dela, é claro ver em sua vida uma mulher que glorifica a Deus em tudo que faz. Pois seu objetivo não é se exibir pelo que tem, ou como se veste. Seu objetivo em tudo é cumprir sua missão como mulher, de cuidar de sua familia, sendo uma boa mãe, dona de casa e uma incrivel esposa. Que possamos nos lembrar sempre dessa mulher, e tê-la como exemplo para nossa vida.




DA SÉRIE... MULHERES DA BIBLIA (A esposa de Jó)

(Jó 2:9)
A esposa de Jó não compreendia o sofrimento que seu esposo estava passando. Uma mulher fraca espiritualmente falando, sem alicerces firmes sobre sua fé. Ela se desespera, ao ponto de dizer ao seu marido, para amaldiçoar Deus e morrer. 
Mas essa não é uma atitude só da mulher de Jó, essa atitude bate as portas nos dias de hoje. Mulheres cristãs que não leem a bíblia, não estudam a bíblia, que são fracas espiritualmente. Mulheres que lançam palavras de maldição quando passam por tempos difíceis.
Que palavras tem saído de nossas bocas?
Fomos criadas por Deus auxiliar nosso marido, para andar junto com ele.
Lembra das promessas feitas no altar? Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença.
O que tem saído da nossa boca quando passamos por tempos difíceis?
Que possamos buscar a cada dia estudar a Palavra e aplicar o que está escrito. Que possamos ser mulheres sábias. Que possamos controlar nossa língua em toda e em qualquer situação.




DA SÉRIE... MULHERES DA BIBLIA (Ester)

(Ester 2:7) "Ele criara a Hadassa, que é Ester, filha de seu tio, a qual não tinha pai nem mãe; e era jovem bela, de boa aparência e formosura. Tendo-lhe morrido o pai e a mãe, Mordecai a tomara por filha."

Essa é uma linda história de adoção. Hadassa fica órfã de pai e mãe, e seu primo Mordecai a adota como filha. Hadassa tem seu nome mudado, se passou a ser chamada de Ester.
Foi criada por seu filho como filha. Ensinada a obedecer, a ser gentil e educada.
Deus tinha planos para a vida de Ester. Os planos de Deus ia além de dar a ela uma nova familia. Ester se torna rainha. Se você ler toda a historia de Ester vai ver em detalhes como isso aconteceu.
Deus usa Ester, agora rainha, para salvar o povo de Israel.
Por mais que nossas vidas mudem de percurso, por mais que as coisas não aconteçam como esperamos. Ou ate pareça que tudo é muito injusto, assim como Ester, que ficou órfã ainda criança.
Precisamos confiar em Deus. Ele tem o controle de tudo, nem uma folha cai sem Ele deixar.




DA SÉRIE...MULHERES DA BIBLIA (A mulher sunamita)

(2 Reis 4:8-37)
Fico maravilhada em ver tantas historias na biblia,de mulheres de fé. Sunamita, esse não era o nome dela, pois como ela morava em Suném, era uma sunamita. Mais uma mulher sem nome. Mas isso é o de menos, a historia de vida dela é incrivel.
Ela era uma mulher rica e que adorava ajudar as pessoas. E observando que o profeta Elias sempre fazia viagens a Suném, resolveu construir em sua casa um quarto para hospedar o profeta.
Ela não queria nada em troca, ms o profeta queria retribuir toda aquela gentileza. E disse que ela teria um filho, já que ela não tinha, e seu marido já era velho. E assim como falou o profeta, ela deu a luz a um menino. Ainda pequeno o menino morreu nos braços da mãe.
Essa mulher sabia que aquele quarto construido para Elias em sua casa, era seu refugio de oração e petição a Deus.
A historia termina com um final feliz. O profeta Elias intercede e o menino volta a viver.
Amadas, em meio ao sofrimento, temos um consolador. Um Deus que cuida de nós, que ouve nossas orações e responde todas elas de acordo com a vontade Dele, pois é a melhor, perfeita e agradável.




DA SÉRIE... MULHERES DA BÍBLIA (Jezabel)

(1 Reis 21:25)
"Não houve ninguém que tivesse se entregado tão completamente a fazer coisas erradas, que não agradam ao Senhor, como fez Acabe. E tudo ele fez por sugestão da sua esposa Jezabel."

Acabe era o rei, um rei mal que não media esforços para obter alguma vantagem. Mas ele não agia sozinho, sua esposa Jezabel era tão má quanto ele.
Tento imaginar a personalidade de Jezabel, uma mulher mimada, cheia de gostos. Daquelas que querem algo a todo custo. Uma mulher ambiciosa e maliciosa.
Será que as vezes não agimos como Jezabel? Querendo uma roupa a qualquer custo? Obrigar seu marido a comprar uma geladeira mais moderna, mesmo tendo comprado uma nova a pouco tempo? Enchendo a cabeça do marido querendo algo que irá comprometer as finanças de casa. Deixando a familia endividada.
A mulher virtuosa faz o bem e não o mal. o coração do seu marido confia nela e não haverá falta de ganho.
Que possamos ter sempre em mente a mulher de Provérbios 31, ela é um grande exemplo para nossas vidas.




DA SÉRIE... MULHERES DA BIBLIA (A viúva de Serepta)

(1 REIS 17:15-16)
A história dessa viúva é uma lição de fé para nós. Não sabemos o nome dela, mas essa viúva, de um lugar chamado Sarepta, confiou em Deus, acreditando que ele supriria suas necessidades. Diante de uma situação de escassez e seca sobre aquela região, uma mulher sem esperanças, enxerga e ver de perto o cuidado de Deus com ela e seu filho.
Que possamos aprender, Deus sempre irá suprir nossas necessidades. Não estou falando de quando se tem um guarda-roupas abarrotado e diz que não tem nada para vestir. Falo realmente de necessidades.
E que maravilha também observar,
aquela mulher não tinha quase nada para oferecer e decidiu dividir o pouco que tinha. Muitas vezes somos tentadas a fechar a mão quando não estamos bem financeiramente. Mas são nessas horas que Deus pode nos mostrar que pode fazer muito mais do que aquilo que pedimos ou pensamos, como está escrito em Efésios 3:20



DA SERIE... MULHERES DA BÍBLIA (Rainha de Sabá)

(1 Reis 10:1-13)
A rainha de Sabá precisava ver com seus próprios olhos toda a riqueza e sabedoria do rei Salomão, que ela tinha ouvido falar. Ela foi lá e comprovou.
Quantas rainhas de Sabá conhecemos?
Será que pessoas estão se aproximando de nós e comprovando que realmente vivemos aquilo que tanto pregamos?
Que possamos viver e mostrar em nossas vidas aquilo que tanto acreditamos e falamos. Que as pessoas ao nosso redor possam enxergar em nós verdadeiras mulheres cristãs, seguidoras de Cristo.



DA SÉRIE... MULHERES DA BIBLIA (Salomão julga as duas prostitutas)

(1 Reis 3:16-28)
Duas prostitutas vão ao encontro do rei Salomão para que ele resolva um problema. Elas discutiam sobre quem seria a mãe do recém nascido vivo. Essa historia é conhecida pelo destaque na sabedoria do rei. Mas hoje quero destacar a atitude de uma mãe.
Essas duas mulheres iam criar sozinhas, cada uma seu filho, e depois da morte de uma das crianças, a verdadeira mãe demonstrou amor por seu filho, e mesmo que ele não ficasse com ela, que ele continuasse com vida.
Quantas mulheres decidem ceifar a vida do pequeno ser dentro do seu ventre? Quantas mulheres abandonam seus filhos? Umas por não acharem ter condições financeiras para sustentar a criança, ou por não querem enfrentar a consequência de seus atos.
Que grande lição temos dessa mãe. Para quem é mãe sabe bem que sentimento é esse.
E que excelente texto biblico podemos usar para aconselhar mulheres que estão prestes a abortar.




DA SÉRIE.. MULHERES DA BIBLIA (Abigail)

(1 Samuel 25:4)
Abigail era casada com Nabal, um homem rude e mal. Davi unto com seus servos, pediram comida e água, mas Nabal os tratou com grosseira. Abigail não era como seu marido, e foi concertar a indelicadeza do seu marido, levando a comida e a água que Davi pediu.
Abigail contou depois ao seu marido o que tinha feito e ele não gostou nada da atitude dela. Nabal morreu. Deus respondeu a generosidade de Abigail e lhe deu um lugar ao lado do rei.
Isso mesmo, Davi soube da morte de Nabal e tomou Abigail como sua esposa.
Que possamos ter atitudes como a dessa mulher.
De fazer o bem, seguindo principios. Amando ao proximo como a nós mesmas.




DA SÉRIE... MULHERES DA BIBLIA (Mical)

"Mical amava Davi." (1 Samuel 18:20). E foi dada a Davi como esposa. Davi era perseguido por seu sogro Saul, sua vida estava correndo perigo.
Então sua esposa Mical ajuda ele a fugir pela janela. Como esposa, Mical deveria ter fugido junto com seu marido. mas ela preferiu continuar no conforto do palácio e a posição de filha do rei.
Mais tarde, depois de muitos anos. Davi é coroado como rei e assumi o trono. Ele dá uma grande festa trazendo a Arca da Aliança para junto do povo.
Mical volta a morar no palácio com Davi e observa toda a quela festa da janela. Ela é um péssimo exemplo de esposa. Mical devia ter ido junto com seu esposo no dia da fuga. 
E ainda tinha outra questão, Mical não amava ao mesmo Deus de Davi. Que sejamos mulheres sabias, acompanhando nosso marido em toda e em qualquer circunstância. Seja numa situação de mudança de cidade por causa do trabalho novo do seu marido, ou mudar de igreja porque vocês mudaram de bairro...




DA SÉRIE... MULHERES DA BIBLIA (Ana)

(1 SAMUEL 2:1)
O nome Ana, significa graça. E essa qualidade, essa mulher demonstrou a todo tempo. Em momentos de angustia, quando não podia ter filhos. E depois de alegria, com o nascimento de seu filho.
A oração fazia parte da vida de Ana, demonstrando quão grande era sua esperança no Senhor e o quanto ela confiava nEle.
Deus respondeu a oração de Ana com o nascimento de Samuel.
Ana cumpriu seu voto com Deus e levou Samuel para a casa do Senhor, para receber os ensinamentos do sacerdote Eli.
Ela via o menino um vez por ano, e a cada visita ela levava uma tuúnica de presente.
Fico imaginando a cena, Ana costurando a tunica para seu filho e a cada ponto, orava por Samuel.
Que tenhamos Ana como exemplo. Que sejamos mulheres de oração. Mulheres piedosas. Mulheres que buscam a Deus em toda e em qualquer situação. Seja em tempos difíceis ou em tempo de bonança.




DA SÉRIE... MULHERES DA BÍBLIA (Noemi)

(Rute 4:14)
Noemi, seu esposo Elimeleque e seus dois filhos, Malom e Quiliom, se mudaram para a terra de Moabe. Na terra onde eles viviam, havia fome e eles tinham esperança de dias melhores, se mudando de lugar.
Eles passaram bons anos ali na terra de Moabe. Os filhos se casaram. mas algo muito ruim aconteceu, Elimeleque e seus filhos morreram, deixando três mulheres viúvas.
Noemi disse a suas noras que voltassem para casa de seus pais, porque elas iam passar por tempos difíceis. Já que os homens, os provedores da familia haviam morrido. Orfa voltou para casa de seus pais. Mas Rute pediu a Rute que deixasse ir com ela. As duas voltaram para Belém, terra de Noemi.
E no decorrer da historia vemos como Deus é o Deus da providência.
Elas voltaram de onde Noemi tinha saido, num tempo dificil de fome. Mas agora era o tempo da colheita de cevada.
Deus planejou tudo, Rute iria conhecer o bondoso Boaz, iria se casar com ele, dá um neto a Noemi e resgatar sua alegria.
É assim que Deus faz até o dia de hoje. Ele já planejou tudo. Ele já planejou seus dias de vitoria. Precisamos fazer nossa parte, assim como Rute, que foi a luta trabalhar. O possivel fazemos nós, e o impossivel, deixa com Deus.




DA SÉRIE... MULHERES DA BÍBLIA (Rute)

(Rute 1:16) "... e teu Deus é o meu Deus."
O nome Rute, significa amizade. Bela sugestão de nome para as mamães porem em suas filhas.
A maioria aqui do grupo já conhece a historia de Rute e sua grande demonstração de amizade por sua sogra Noemi.
Poderíamos fazer uma lista enorme das qualidades dessa jovem viúva:
Gentil, trabalhadora, meiga, romântica, leal, pura...

Tento imaginar a linda história dela, do romance entre Rute, uma moabita e Boaz, o homem gentil.
Rute é um belo exemplo para seguirmos. Mesmo não fazendo parte do povo de Israel, ela escolheu servir e confiar no Deus de Israel.
Ela teve fé, acreditou em dias melhores. Apesar de toda a circunstancia, viúva, sem um homem para sustentar a casa, longe da familia, sozinha com sua sogra.
Ela fez a parte dela, arregaçou as mangas e confiou no Senhor.




DA SÉRIE... MULHERES DA BÍBLIA (Dalila)

(JUÍZES 16:16)
Sansão tomou muitas decisões erradas quando o assunto foi relacionamento. Se relacionou com mulheres que não eram do seu povo, mulheres que não serviam a Deus. A última delas foi Dalila.
Sansão se encantou pelo exterior de Dalila, não pelo seu caráter, que por sinal era péssimo.
Dalila é um péssimo exemplo. Ela seduziu Sansão com seu corpo, olhar, palavras sedutoras. Ela é uma mulher que não tem nada a nos apresentar de bom.
Como mulheres cristãs precisamos a aprender a nos vestir com elegância, não sendo vulgar. O melhor do seu corpo, só é digno ao seu marido. Meninas casadas, sejam sabias para escolherem o vão vestir, como é lindo ver uma mulher que de fato sabe se vestir. Meninas solteiras, se guardem, guarde o melhor para o seu futuro marido. Não sejam como produtos expostas numa vitrine para que todos possam apreciar.




DA SÉRIE... MULHERES DA BÍBLIA (Esposa de Manoá)

(Juízes 13:3)
A esposa de Manoá recebe a visita de um anjo com a notícia que ela tanto esperava. Ela era estéreo, e o anjo deu a noticia de que ela teria um filho, um filho consagrado a Deus.
O anjo deu todas as instruções de como Sansão, o filho tão esperado da esposa de Manoá, de como deveria ser educado.
Instruções sobre sua alimentação, modo de viver...
Através da Bíblia também podemos encontrar instruções de como educar nossos filhos. Encontrarmos instruções de como sermos exemplo, de como disciplinar, educar, aconselhar...
Que possamos por em prática as lições aprendidas nesse manual de instrução, que é a Bíblia.



DA SÉRIE... MULHERES DA BIBLIA (Débora)

(Juízes 4:4)
Josué, sucessor de Moises para liderar o povo de Israel, havia morrido. O povo de Israel estava se comportando e fazendo o que parecia certos a eles. Então Deus levantou uma mulher, Débora, profetiza, para julgar Israel. Ela era a porta-voz de Deus para o povo. Escutando o que Deus tinha a dizer, para transmitir ao povo. Débora foi usar por Deus para encorajar Baraque numa batalha (Juízes 4:14) "Vá agora porque é hoje que o Senhor lhe dará a vitoria sobre Síria. O Senhor está com você!"
Seja uma mulher encorajadora, assim como Débora foi. Encorajar seu marido nas lutas diárias, seus filhos, amigos... Encorajando para lembra-los de que servimos a um Deus que está na frente de nossa batalhas e nos ajuda a vencer.




DA SÉRIE... MULHERES DA BIBLIA (Raabe)

(Josué 6:25)
Raabe tinha ouvido falar no Deus dos israelitas, e acreditava no poder desse Deus. Ela protege os espiões israelitas em sua casa e faz um trato com eles: salvar ela e sua familia.
A vida de Raabe, uma ex prostituta, é um exemplo de como Deus usa vida quebrantadas e faz coisas surpreendentes.
Raabe
é um exemplo de fé, sim, ela está na lista dos heróis da fé em (Hebreus 11:31).
E Deus não só usou ela naquele momento para proteger os espiões. Ela foi a mãe de Boaz. O homem gentil que se casou com a jovem viúva Rute. E foi da descendência dela que nasceu o nosso Salvador Jesus Cristo.
Deus pode nos usar, assim como usou a vida de Raabe. Apesar do nosso pecado, falhas e tropeços.




DA SÉRIE... MULHERES DA BÍBLIA (Joquebede)

Deus tinha um plano para o povo de Israel. E usou uma mulher de , Joquebede. Ela escondeu seu pequeno bebê durante três meses, fazendo com que ele ficasse quieto para não chamar atenção.
Que tarefa dificil deve ter sido, manter um bebê sem chorar!
A vida do seu pequeno estava correndo perigo, porque a ordem do Faraó era eliminar todos os meninos hebreus.
A fé daquela mulher se transformou em ação.
Dá até para imagina a cena: Joquebede preparado o cesto, não deixando nenhuma brecha, para proteger o pequeno Moisés.
E o plano de Deus começou a ser revelado. Joquebede confiou em Deus, ela sabia que Deus ia cuidar de seu filho.
Então ela o direcionou para onde a filha do Faraó tomava banho, ela não ia resistir quando olhasse aquele bebê.
Como mães, precisamos preparar nossos filhos para a vida. Como Joquebede fez, preparando o cesto para o perigo do rio.
Revestindo nossos filhos, ensinando a Palavra de Deus para que eles possam enfrentar com sabedoria esse mundo mau.
E quem sabe, deixar uma Miriã (irmã de Moisés) observando de longe.




DA SÉRIE... MULHERES DA BÍBLIA (Sifrá e Puá)

(Êxodo 1:15-17)
Sifrá e Puá, podem ser nomes desconhecidos para vocês, mas essas mulheres foram grandemente usadas por Deus.
Faraó ordenou que elas matassem todo menino que nascesse das hebreias. O povo hebreu estava aumentando, ficando forte, e isso estava deixando Faraó preocupado. Então, Faraó chamou as parteiras e deu ordem para que matasse os meninos nascidos.
Mas essas parteiras temeram e obedeceram a Deus.
E foi através da influencia profissional delas que Deus mostrou seu plano para o povo de Israel.
Seria através de Moisés, um menino que foi poupado sua vida pelas parteiras, escondido por sua mãe, achado pela filha do Faraó... que iria ser instrumento de Deus para libertar o povo.
E nós, como podemos ser instrumento de benção?
Deus quer nos usar através dos nossos dons e talentos!
Como podemos ser útil para a obra de Deus?
Tenha fé, honre a Deus e deixe Ele te usar!!




segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

DA SÉRIE... MULHERES DA BÍBLIA (Raquel e Lia)

(Gênesis 29:30) "... Mas Jacó amava mais a Raquel do que Lia..."
Da para fazer uma lista com as virtudes de Raquel.Uma jovem formosa, amável, trabalhadora... E foi por ela que Jacó se apaixonou.
Mas Labão, enganou Jacó e deu Lia, sua filha mais velha, para se casar com Jacó. Foi então que Jacó descobriu que foi enganado pelo pai das moças, pois o trato era para que ele se casasse com Raquel. Jacó se casou depois com Raquel, tomando as duas irmãs como esposa.
Lia era rejeitada por seu marido, ele não a amava. E por isso, Deus abençoou Lia e ela gerou filhos. Já Raquel, amada por seu marido, sentia grande tristeza e inveja de sua irmã, pois ela ão conseguia ter filhos.
Deus, olhou para Raquel e ela deu filhos a Jacó.
Apesar das duas terem um pai malvado, foram amadas pelo Pai Celestial que as abençoaram. Sendo elas mães de grandes líderes.
Raquel, mãe de José, filho preferido de Jacó, e instrumento de Deus para salvar seu povo no tempo de fome.
E Lia, mãe de Judá. Dos descendentes de Judá nasceu o rei Davi e Jesus Cristo.
Deus sempre tem um plano de restauração!!!




DA SÉRIE... MULHERES DA BÍBLIA (Rebeca)

(Gênesis 24:63-65)
Me lembro dos contos de fadas, quando penso na cena romântica que foi a de
Rebeca e Isaque. Uma troca de olhares, amor a primeira vista.
Rebeca era a jovem perfeita para ser a esposa do filho da promessa.
Uma moça do povo de Deus, corajosa (quando deixou sua casa e partiu com o servo do seu futuro marido), gentil (quando deu água ao servo) e romântica.
Para as solteira, que qualidades que você desperta que pode te indicar como a esposa perfeita para seu futuro esposo?
Para as mães, ensine e instrua sua filha a desenvolver qualidades perfeitas, e a seu filho, a ter qualidades de um bom marido e a saber reconhecer as qualidades em uma moça.
E as casadas, você tem mantido aquelas qualidades da qual seu marido se apaixonou quando se conheceram?




DA SÉRIE... MULHERES DA BÍBLIA (esposa de Ló)

(Gênesis 19:17 e 26)
Um dos anjos disse a Ló, sua esposa e filhas, não pares por toda a campina e não olhes para trás (versículo 17).
Mas a esposa de Ló olhou para trás,
olhou com saudade de tudo aquilo que ela estava deixando. Ela não estava disposta a construir uma nova vida longe daquela cidade, onde praticas pecaminosas reinavam. E como consequência, se tornou numa estatua de sal.
Pense, se a algo que você ainda não deixou para trás. Jesus te chama para andar num
vivo e novo caminho (Hebreus 10:20). E como está escrito, as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo (2 Corintios 5:17).



DA SÉRIE... MULHERES DA BÍBLIA (Agar)

(Gênesis 16:8)
Pouco se é falado sobre Agar. A serva de Sara, cansada dos abusos de sua senhora, foge para o deserto ainda gravida. Penso que situação difícil Agar viveu, sendo humilhada por sua senhora, envolvida num triangulo amoroso e esperando um filho não planejado do seu senhor.
As vezes, nossa atitude diante de circunstancias difíceis seja essa, fugir. A verdade é que o nosso Senhor Deus cuida de nós a todo o momento e tem sempre um plano de solução para nossos momentos difíceis.
Assim foi com Agar, Deus prometeu que a sua geração seria numerosa, e seu filho seria um homem forte. Por isso o nome do seu filho se chamou Ismael, que quer dizer, o Senhor te acudiu na tua aflição.